terça-feira, 5 de novembro de 2013

O Esquenta que esfriou...

Palhaço Juninho da Folia de Reis
No dia 30/10/2013 a Folia de Reis Penitentes do Santa Marta foi convidada à participar do programa "Esquenta" da apresentadora Regina Casé. Mesmo com mais de 60 anos de atuação não foi bastante para a Folia de Reis rebeber um tratamento no mínimo de respeito.
Para você entender melhor o ocorrido, segue abaixo uma carta de indignação elaborada pelos foliões e seu mestre. Nós do Blog somos totalmente solidários com essa manifestação maravilhosa de cultura popular brasileira.





Rio de Janeiro, 01 de novembro de 2013
Prezada Regina Casé
Espero que você leia esta carta e a compartilhe com sua produção. Não estamos reivindicando reparos e nem indenização pecuniária, mas esperamos que a experiência negativa vivida por nós , ajude a evitar o mesmo constrangimento a outros grupos populares como nós. O Fato: A Folia de Reis Penitentes do Santa Marta foi convidada, através de seu padrinho Adair Rocha, que respondeu a um convite da sua produção – feita pelo Emilio Domingos – para participar de uma gravação do programa ”Esquenta”. Apesar da missão da nossa Folia Reis não ser a de fazer apresentações televisivas avaliamos que, também, é nosso compromisso dar maior visibilidade a esta manifestação popular, da qual nos orgulhamos muito, que sobrevive em área urbana com muito sacrifício. Também avaliamos que o seu programa, ao menos aquilo que vemos editado na televisão, é um espaço de respeito e acolhimento da diversidade cultural brasileira. Por isso aceitamos o convite e buscamos junto aos foliões construir estratégias para conseguir estar um dia fora do trabalho (uma quarta – feira). Uns conseguiram atestado médico; outros negociaram com o patrão e, outros, correram o risco de serem mandados embora: faltaram ao trabalho na marra. Para aparecer bonito no seu programa, trocamos o couro de vários tambores que estavam furados. Nos cotizamos para pagar o dia do sanfoneiro, que precisa dessa diária. Apesar de todo esse sacrifício, estávamos felizes. Chegamos ao local da gravação, nos deram almoço e nos puseram sentados no palco para assistir a gravação de seu programa. Foram nove horas de espera e expectativa. Permanecemos no mesmo lugar, desde o início. A única referência a Folia de Reis do Santa Marta foi um agradecimento seu, lido automaticamente no final da gravação, sem mesmo saber onde estávamos sentados. Voltamos para casa, cansados, indignados, decepcionados. Em mais de 50 anos de existência, nunca tínhamos nos sentido tão humilhados. E contraditoriamente, em um programa pelo qual temos grande admiração. Para o grupo da Folia de Reis do Santa Marta foi uma lição. Certamente não deixaremos que isso se repita em nossa história. Mas nos sentimos na obrigação de explicitar nosso desencanto e com isso buscar sensibilizar você e a sua produção para que, no futuro, tenham mais cuidado quando mobilizarem grupos populares que tem compromisso de vida com o que fazem e sobrevivem com muito sacrifício para manter viva a diversidade cultural brasileira.
Juntamente com os Foliões do Santa Marta

                                                                      José Henrique Silva – Mestre Riquinho

0 comentários:

Postar um comentário

 
-