segunda-feira, 12 de maio de 2014

Favela Santa Marta lança campanha por limpeza

Foto: Ana Branco - O Globo
Diariamente, a favela Santa Marta, em Botafogo, gera 12 toneladas de lixo. A Comlurb afirma que 90% dos resíduos são coletados. No entanto, para os moradores o serviço deixa a desejar e a grande quantidade de sujeira acaba por atrair ratos e baratas para o morro. Na tentativa de resolver o problema, eles lançaram, neste sábado, a campanha “Eu quero o Santa Marta limpo!”, com apresentações de artistas da favela. A intenção é fazer com que a comunidade mude sua atitude com relação ao lixo e passe a exigir melhorias na coleta.
Pela manhã, o Coletivo Santa Marta, que reúne moradores e instituições atuantes na favela, estendeu um tapete vermelho, na rua Marechal Francisco de Moura, próxima da entrada da favela. Por ali, só podia passar quem quisesse jogar o lixo no lugar certo. Nascida e criada na comunidade, Vera Lucia Coelho, de 56, foi a primeira a pisar no ‘manto’ para colocar as suas sacolas de lixo orgânico nos conteineres da Comlurb. Ela aprovou a ideia:
— Adorei. Espero que a comunidade aprenda com isso — disse Vera.
Membro do movimento, o jornalista Itamar Silva, contou que o projeto se estenderá ao longo deste ano por meio de seminários, oficinas e vassouraças.
— Queremos discutir a questão do lixo e ensinar as pessoas a fazerem a separação. Estamos distribuindo folhetos informativos, além de camisas e adesivos, que serão colados nas portas das casas dos moradores interessados em participar.
Gerente de departamento da Comlurb, que também participou do evento, Luiz Carlos de Souza, prometeu intensificar a coleta na comunidade. Atualmente, a favela conta com 38 contêineres para receber o lixo de cerca de 3900 habitantes.
— Becos e escadarias são áreas de difícil acesso para os garis. De qualquer forma, pretendemos aumentar a quantidade de pontos de recepção de lixo — disse Souza, sem informar qual seria o acréscimo no número de contêineres.
A mobilização é o resultado do projeto "Cidade, mudanças climáticas e ação jovem", coordenado pela cientista social Marina Ribeiro, e foi iniciada em 2011, em parceria com o Ibase, tendo como objetivo localizar os problemas socioambientais no Santa Marta. Entre os problemas apontados pelo jovens, o tema do lixo apareceu com força por conta do histórico de desabamentos em decorrência das chuvas. A partir daí, surgiu a ideia para a realização de uma campanha pública que promova uma reflexão sobre lixo e sua relação com saúde e meio ambiente.


Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/favela-santa-marta-lanca-campanha-por-limpeza-12450164

1 comentários:

Anônimo disse...

bom, dia gostaria de saber o e-mail de contado do blog.

Postar um comentário

 
-