sexta-feira, 22 de março de 2013

Manguinhos de Luto



Estamos de Luto e em Luta!

Nosso mano Matheus Oliveira Casé, de 16 anos, faleceu após receber um tiro de pistola taser (arma de eletrochoque) de policiais UPP de Manguinhos, próximo a Praça Américo Júnior-Vila Turismo. Houve demora e até recusa em atendê-lo pela polícia, que, levado para a UPA, não resistiu e veio a falecer neste local.

Revoltada, a comunidade saiu às ruas e houveram diversos conflitos com os militares, que, na hora da entrada e saída das escolas, por volta das 12h30, tentavam conter os diversos grupos de protestantes por entre as vielas da favela, fortemente armados com fuzis e pistolas. Um dos amigos de Matheus, foi agredido a socos e ponta-pés e levado preso pela polícia. A violência foi exibida nos telejornais. Outro atirou frontalmente contra a multidão com um pistola Magnum 357 de uso particular...

Um dos ativistas do Laboratório de Direitos Humanos de Manguinhos também foi abordado pelos policiais que lhe tomaram o celular com o qual registrava a situação de conflito e o agrediram, com socos.

A revolta mais uma vez eclodiu em uma comunidade marcada pela enchente, pelos ruínas e escombros, em uma situação de calamidade. Em uma das escolas de Manguinhos, a Albino Souza Cruz, as crianças estão sem luz e sem água potável há cerca de um mês. Ratos, entre outros vetores, se multiplicam por entre os diversos reservatórios de água deixados pelas obras do PAC-Manguinhos. O cenário é desumano!

texto de Laboratório der Manguinhos

0 comentários:

Postar um comentário

 
-