quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Mutirão de Lixo no Santa Marta



No dia 17 de dezembro, próximo sábado, uma semana antes do natal. Vai acontecer um Mutirão de coleta de lixo aqui no morro de Santa Marta. Ele visa conscientizar a população em relação ao maior problema que atinge hoje nossa favela que é o LIXO.
Terão algumas pessoas envolvidas nesse processo de preparação como Grupo Eco, Associação de moradores, Núcleo de Justiça Comunitária, IETS, CNseg, o pessoal que trabalhou como gari comunitário, Igreja Batista, Economia Solidária e Comlurb.

A idéia é contar com a participação de todos os moradores. Para transformar numa ação coletiva desde a concepção até a realização.


CRONOGRAMA:

SANTA MARTA MUTIRÃO

Data: 17/12, Sábado
Duração: 8h às 13h

INÍCIO - 9h
Confraternização no PICO DO MORRO:
A atividade começa com uma mesa de café da manhã posta no campo de futebol para aqueles que vão participar do mutirão e para as crianças que vão participar da oficina.
Enquanto isso vai sendo explicado como vai ser a atividade, divisão de equipes e estrutura do evento.
Alguns parceiros terão voz nesse momento.
Todos os participantes do Mutirão ganharão uma camisa da ação.

9h30
Na estrutura ao lado, onde vai acontecer as oficinas de material reciclado, vai acontecer  uma entrega de livros infantis para as crianças, aproveitando esse momento natalino e uma proposta de aproximação do que seria um legado na parte de incentivo à leitura. Incentivar a troca desses livros pós-leitura, entre as crianças.
- Logo Após, Duas barracas serão montadas para work shop de produção de brinquedo com material reciclado. Enquanto começa o mutirão.

TRABALHO - 10h
As equipes já divididas se encaminharão para seus focos de trabalho.
- Equipe “Café da manhã” – Responsável por montar/desmontar e preparar o café da manhã.
- Equipe “work shop”- Responsáveis pela montagem, produção e gerência desta atividade.
- "Equipe Vala" - Irá fazer a limpeza da vala junto ao pessoal da Comlurb. Área previamente estudada como ponto de grande concentração de lixo.
- "Equipe Becos" - Irá recolher todo o lixo nas áreas de concentração e caminho principal da favela. Equipe responsável por criar movimento à atividade. (Alegres, vibrantes, convidativas)
- "Equipe Sabão Em pó" - Irá fazer a limpeza dos arredores da vala após o término da limpeza do local. Literalmente lavar o chão por onde esse lixo está sendo escoado. Pedir aos vizinhos que joguem água no caminho para facilitar o trabalho e contar com a colaboração deles.
- “Equipe Vassouras” – Irá varrer o caminho principal, fazendo um último esforço de mobilização dos vizinhos e moradores que vão estar ao longo do caminho.
- “Equipe Aromatizadores do Bonde” - pessoal responsável por lançar bom ar no bonde por conta do cheiro que será liberado pelo lixo transportado.
- "Equipe Conscientização" - Irá se responsabilizar pela entrega de folhetos e pela comunicação antes e durante o mutirão.
- "Equipe Almoço" - Irá se encarregar de preparar o churrasco/almoço para o final do evento.

TÉRMINO DO TRABALHO - 13h
Todo o material coletado será entregue na COMLURB, entrada do plano inclinado. Todas as equipes se encontrarão na parte baixa do morro para marcar o término do trabalho com um grito de guerra e começarmos nossa subida para o almoço.
ALMOÇO - 13h30 (Só para aqueles que fizeram parte do mutirão.)

0 comentários:

Postar um comentário

 
-