quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Exposição "SER infância"

O trabalho é composto por 32 imagens que estão expostas na comunidade do Santa Marta - Botafogo RJ.
Entrada pela praça Corumbá sem n°, na Rua São Clemente. As fotos começam na subida da Rua Marechal Francisco e Moura e seguem por um caminho, uma grande galeria a céu aberto até a sede do Grupo ECO. È só seguir as pegadas amarelas no chão.
De segunda a domingo das 8h as 20h - as fotos ficam permanentes nos muros das casas, bares, padaria, escadaria, bicicletário, becos e vielas.
A exposição se encerra em 1 de fevereiro
Ensaio fotográfico, projeto artístico, trabalho de responsabilidade social, Grupo cultural e educacional da comunidade do Santa Marta... Vários rótulos podem ser instituídos ao projeto fotográfico “SER” infância, mas nenhum irá objetivar ou justificar no papel um movimento de mais de 33 anos atuantes na cena territorial urbana da cidade.
Há 33 anos desenvolvendo atividades culturais, sociais e educacionais na comunidade do Santa Marta, em Botafogo-RJ, o Grupo Eco é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter educacional e cultural , que tem como filosofia promover e apoiar na Favela Santa Marta e, eventualmente, fora dela, atividades e iniciativas que visem o desenvolvimento humano integral das pessoas e da comunidade, com atenção especial às crianças, adolescentes e jovens, em busca da afirmação da dignidade da pessoa humana; do pleno exercício da cidadania.
Uma das principais atividades do grupo, que hoje conta com aproximadamente cem associados é a colônia de férias cultural ECO, que realizará sua 33° edição em 2012, sempre realizada no mês de janeiro, dos dias 08 a 22, quando o período escolar está em recesso. O projeto conta com a participação de 320 crianças e adolescentes, que ficam 15 dias sob a responsabilidade dos integrantes do Eco, em atividades dentro e fora da comunidade em Botafogo. Esse ano , com o objetivo de arrecadar doadores culturais, parceiros, apoiadores, o grupo lançou a campanha “Jogo da vida – todos fazem parte” para mobilizar ações de integração cultural e urbana com a cidade.
Com o objetivo de dar maior visibilidade à campanha e afirmar a seriedade e a responsabilidade de todos com o projeto, a fotografa e produtora Tatynne Lauria, desenvolveu junto a integrantes do grupo a II parte da campanha: “Jogo da vida – parte II, a brincadeira da minha infância.”
 A intenção, foi criar um ensaio fotográfico que não fosse apenas o vestir a camisa e doar a imagem, e sim convidar pessoas de diversos seguimentos a se disponibilizarem para voltarem a SER criança. A terem uma releitura de suas infâncias e traçarem um panorama sobre a responsabilidade e importância do “SER” infância, que resultou nesse projeto.
Campanha Jogo da Vida, Todos Fazem Parte - parte II, "a brincadeira da minha infância". É um projeto do Grupo Eco ( comunidade do Santa Marta) em parceria com a fotografa Tatynne Lauria. Todas as pessoas que participaram desta campanha foram voluntárias; em prol da 33ª colônia de férias ECO no Santa Marta.
Agradecemos a todos os artistas, a equipe técnica, os integrantes do Grupo Eco, Casa Santa Marta e a Unape Anchieta por participarem deste Jogo da Vida.
 Artistas fotografados:Pedro Bial, Milton Gonçalves, Leandro Sapucahy, Marcelo Faustini, Luana Piovanni, Ursula Corona, Cassio Reis, Dudu Azevedo, Julliana Knust, Frederico Reuter,  Marcio Vito, Carl Von Studinitz, Guida Vianna, Ernesto Picollo, Thiago Mendonça, Diego Carneiro, Marcos Pigossi, Renato Carrera, entre outros

Tatynne Lauria

0 comentários:

Postar um comentário

 
-